Você é feminista?

.

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que pesquisas médicas devem ser feitas levando em consideração as diferenças biológicas (e principalmente hormonais) entre homens e mulheres?
6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem poder escolher se, e quando, terão filhos?
8. Você concorda que uma mulher não pode ser punida por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?

Cada resposta sim significa assumir um ponto de vista feminista.

Já feminilidade é outra coisa, que depende de pressão cultural e dos estereótipos sobre como homens e mulheres devem agir para serem reconhecidos como homens e mulheres. Só que existem mulheres pouco femininas, e existem homens pouco masculinos, e não há nada de mal nisso. Pessoas são diferentes, simples assim. Será um grande dia quando pararmos de tratar pessoas que não se enquadram nos estereótipos como aberração.

Taí. Assino embaixo. A Cynthia Semiramis, que tem um blog muito bom que fala de algumas coisas que me interessam, fez um comentário muito decente num outro blog e eu copiei aqui. Porque se eu ouvir mais uma vez "não sou feminista, sou feminina", eu acho que mato alguém.

4 Responses to “Você é feminista?”

  1. Eu não sou feminista, sou feminina.

  2. Anônimo says:

    digo sim a todas as perguntas, mas não me considero uma feminista ativista, muito menos feminina...

  3. Essas respostas (e as que estão no blog que vc linkou) são um sinal bem claro pra mim que o patriarcado venceu...

  4. Uia, respondi sim a todas as perguntas. Nem imaginava que eu fosse assim, feminista pra caralho (no pun intended). :) Um beijo.

Powered By Blogger