Sobre a escolha da profissão

.

A Su e a Jessica estão em fase de escolher profissão. O Márcio acho que ainda não, mas a Tatiana, sim. Então acho que vale a pena dar umas dicas coletivas sobre o assunto, já que sou uma grande entusiasta da economia do jogo.

Existem dois tipos de profissões.
As "básicas", que são Cooking, Fishing e First Aid. Elas servem de suporte pra qualquer personagem. Como você pode ter as três ao mesmo tempo, não hesite: treine todas, principalmente se é o seu primeiro personagem. Vá aos treinadores das cidades maiores e aprenda tudinho. Depois, compre uma vara de pescar e pesque nos laguinhos da cidade. É difícil no começo, mas é muito útil. E depois você vai usar seus peixinhos pra subir Cooking e fazer altas comidas com atributos.
Das"avançadas", você só pode ter duas ao mesmo tempo. Para escolhê-las, você precisa levar em conta alguns fatores:
- quero ganhar dinheiro agora ou posso esperar um pouco? Se você quer ganhar dinheiro rápido, pegue duas profissões de coleta (tipo skinning e herbalism). A evolução delas é mais lenta e você não gasta nada pra subi-las, apenas o dinheiro do treinador. O gold que vc ganha depende apenas da raridade dos itens que vc pega. Já as profissões de manufatura, como leatherworking, por exemplo, oferecem mais desafio e itens melhores (o que costuma significar mais gold nos níveis mais altos), mas exigem um pouco de gasto pra aproveitar ao máximo, afinal, você precisa comprar receitas e materiais adicionais, como linhas ou potinhos.
- eu gosto dos itens bind on pickup dessa profissão? A partir dos níveis intermediários, sua profissão vai ter umas receitas de itens muito bons de qualidade azul ou roxa, mas que apenas você mesmo pode usar. Dê uma pesquisadinha em sites como o Lootables.com pra saber o que sua profissão tem de especial.
- eu posso usar o resultado da minha profissão? Não adianta muito fazer um warlock blacksmith, por exemplo, já que ele nem pode usar a maioria dos itens que esta profissão faz. Da mesma forma, pra quê fazer um paladino tailor, já que ele é um dos poucos que usa plate no jogo?
- o que eu gosto mais? Bens consumíveis ou duráveis? Isso é uma escolha pessoal, ambos dão dinheiro.

Agora as minhas recomendações:
- Escolha bem as duplas de profissões avançadas. De preferência, uma que forneça material para a outra, como skinning/leatherworking, herbalism/alchemy, mining/jewelcrafting. Tailoring e enchanting também formam uma boa dupla, pois ambas podem ser desenvolvidas sem precisar pegar material bruto com profissões de coleta.
- Uma boa medida de evolução é fazer itens que sirvam pro seu nível. Se você está no nível 15 e só faz coisas pro nível 5, isso significa que você perdeu algumas oportunidades de subir sua profissão e não vai aproveitar o máximo dela.
- Lembre-se, você pode passar itens de um personagem para outro no mesmo servidor. Ou seja, se você decidir fazer itens consumíveis como poções ou armor kits com um personagem, você pode passá-los para seus outros personagens. Então um alquimista por conta basta. Se você fizer um personagem só com profissões de coleta, pode se dar ao luxo de fazer outro com duas profissões de manufatura que usem os materiais desse primeiro personagem.
- Venda os materiais crus. Quando suas ervas não servirem mais pra fazer poções que sobem seu nível de alquimia, por exemplo, junte um lote de 20 e venda na Auction House. No jogo, misteriosamente, os materiais crus muitas vezes valem mais que os itens manufaturados.
- Uma mistura que muita gente faz: pegar duas profissões de coleta até o nível 40 e depois trocar uma delas por uma de manufatura. Deve funcionar pra garantir o gold da montaria no nível 40.
Bem, o que muita gente faz também é esquecer das profissões até o nível 60/65 e daí começar a prestar atenção nelas. Não recomendo, acho desgastante procurar materiais de nível baixo quando você está em nível alto. Fora que, se você não tem amigos ricos pra te sustentar, como você espera conseguir gold sem uma profissão?

Mas e aí, que profissão eu escolho?
Sobre as profissões "avançadas", recomendo o www.lootables.com, que é um ótimo banco de dados sobre o assunto.

O que eu sei e posso falar?
Minha personagem principal é Herbalist/Alchemist (Master Potion), minha primeira alt é Miner/Jewelcrafter (quase no 375) e a terceira, Skinner/Leatherworker. Sei falar razoavelmente bem das duas primeiras, mas de couro eu ainda não entendo muito :)

3 Responses to “Sobre a escolha da profissão”

  1. Anônimo says:

    Bom, pra minha personagem principal, já é meio tarde pra mudar qualquer coisa, porque já tem nível alto de Herbalismo (145 acho) e Alquimia (125, já fiz o upgrade). O legal é também mencionar que Fishing também ajuda em Alquimia, porque alguns reagentes você pesca ( pra poções como de nadar mais rápido ou respirar debaixo dágua ). :P Eu descobri ontem pra fazer umas poções dessas pra vocês.

  2. Na boa: minha hunter é miner e blacksmith. Nada a ver mining em hunter já que tenho de dividir o tracking de monstros e outros bichos com o tracking de minas. Blacksmithing tb é bem inútil pra ela...

    Pra corrigir coisas assim a gente sempre pode DROPAR a profissão e pegar outra!

    Esse problema do tracking eu resolvi dropando... hum... BLACKSMITH! Sim, agora sou miner e herbalista, duas profissões que competem com o tracking de bichos, mas que vão me fazer rica.

    Certo? Errado?

    O importante é que isso é um jogo, não um meio de vida. Não preciso fazer vestibular pra escolher profissão. Não preciso ter medo na hora de abandonar uma para pegar outra, no impulso mesmo.

    O importante é estar feliz com a escolha que fizemos no momento, e ter coragem para mudar se nos arrependermos.

    Eu é que não vou seguir guia de profissão não hehe

  3. Outrora conhecido como Malconrasta!!!

    E aeee "Lindadmorrer"?!?! tudo bacana?!?!?!

    Bem eu to afastado do WOW a quase 2 meses (pose de macho segurando pra não chorar), mas acho que posso dar algumas dicas de profissões que eu utilisei no jogo.
    Se divirta upando as prof ou as esqueça. Eu curti muito minerar, tanto num hunter q eu tinha (realmente o hunter tem coisa melhor pra usar track do q skill) como no meu warrior. Adorava ter akela alegria de ver um brilho no mini mapa e ter q ir até la para minerar e matar um monte de criatura q eu ia ate desanimar de matar so pra pegar alguns minerios.
    (azar dos monstros)O pouco q joguei com ALTs herbalistas vi que na pratica é mesma coisa de minerar, e bem legal.
    As skill de manufatura é q são chatas as vezes...Me matei para ter
    Blacksmith, me tornar Armorsmith e so usar uma Armadura de dorso e alguns itens fuleiros pra afiar as armas e aumentar um pokim o dmg.
    Até onde eu vi a unica prof de fazer itens legais pra vc usar q compensa é Tailoring, mas se vc não usa cloth não vai te ajudar em nada.
    Fishing no começo eu odiava, mas descobri a me distrair com fishing.
    Qdo vc for fazer BG entre na espera em Orgrimar e saia correndo para um laguinho que tem perto dos npcs de BG de la...enquanto espera sua vez vai pescando. Outra boa e qdo estiver na espera do LFG para alguma instance.
    Pra upar cooking o modo mais barato
    é usando os peixes de fishing, alguns dizem q e o mais facil e o mais rapido, nem sempre... mas com fishing vc upa gastando o menos possivel (isso se vc naum gastar $$$ algum).

Powered By Blogger