Review: Notebook Intelbras i62

.

Não costumo fazer review de nada, mas, quando fui comprar notebook, senti falta de encontrar informações online sobre este bichinho aqui. Então vamos contribuir, né? Espero que ajude alguém a tomar uma decisão.
...
Intelbras i62

Primeiro os dados técnicos resumidos:
Processador : Intel® Core™ 2 Duo T5750 2.0GHz (um bom processador por sinal)
Sistema Operacional: Windows® Vista® Home Premium Original
ChipSet: Intel® 965GM
Memória RAM: 4 GB DDR2 667MHz
Disco Rígido (HD): 250 GB
Tem também leitor de digitais, webcam, leitor/gravador de CD e DVD, tela de 12,1" (1280x800), bateria de 4 células.
O resto tá aqui.

Preço: quando comprei (jan/09) eu paguei R$ 2.499 sem frete no próprio site da Intelbras. Agora tá R$ 2.999.

Minhas necessidades
O notebook tinha que ser pequeno e leve pra caber na minha bolsa; rodar Vista ou o próximo sistema da Microsoft sem fundir; rodar o Office novo; ser parrudinho e resistente, pois tenho gatas em casa e não sou exatamente cuidadosa; e, de preferência, rodar WoW, pelo menos na configuração mínima, pra eu poder jogar quando estou fora de casa; ter assistência técnica nacional e custar no máximo R$ 2.500.

A compra
No início fiquei com um pouco de receio, afinal, até o ano passado, a Intelbras só fazia telefones e sistema de portaria. Mas e então? Fui procurar reviews por aí e não achei nenhuma deste modelo. Todas falavam de outros modelos maiores e mais baratinhos e, no geral, falavam bem. E, bem, o que poderia acontecer? Os componentes eram todos "de marca", eles são apenas integradores, não teria muito como dar muito errado. Então confiei nos meus consultores aleatórios e na minha intuição e comprei. Fui direto no site deles. Comprei na quarta à tarde com cartão de crédito e sábado de manhã estava na portaria do meu prédio.
Ponto forte: entrega rápida e com frete grátis.
Ponto fraco: não tem tracking no site pra você acompanhar a entrega. E veio via SEDEX, não tem desculpa pra não ser rastreável!

A chegada do notinho
Abrimos a caixa cheio de "ooooons": oooonnn como ele é fofinho, oooooonnn como ele é pequenininho, ooooonnnn que cuticuti. Porque ele é mesmo bonitinho. Esta hora ele já tinha nome: notinho.
Como li em reviews de outros modelos da Intelbras, o acabamento é muito superior em relação aos outros ditos "populares". O teclado é pequenininho, como não poderia deixar de ser, mas as teclas passaram firmeza - não parecem que vão travar assim tão fácil. O touch pad é bem sensível mas me embananei um pouco pra aprender a usar a barra de rolagem. E a tela de 12,8 polegadas tem resolução e contraste ótimos.
Ponto forte: o Guia Rápido que vem impresso é à prova de manés como eu. Consegui ligar o bicho. Foi mais fácil que ligar o PSP.
Ponto fraco: o manual é uó e não está disponível para download no site. É um html que fica no desktop e não diz nada que você não tenha visto no Guia Rápido.

Custo-benefício
Eu poderia bater aqui na tecla da relação custo-benefício, mas seria meio besta, né? Porque a tendência é que o preço dos notes caia ao longo do tempo, e logo vocês vão encontrar uns com configurações parecidas e preço bem melhor. Mas ó, em janeiro de 2009, R$ 2.500 por um note dentro da lei, com esse processador e 4 Gb de RAM? Foi complicado, viu. Até achei uns de revendedores suspeitos, e uns parecidos, mas maiorzinhos.
Update fevereiro 2010: hoje em dia, pelo mesmo preço, você pode comprar coisa bem melhor. E o preço não diminuiu no site, vejam só.

Desempenho

  • Aquecimento: eu não estou acostumada a usar notes, mas achei que ele esquenta menos que a média.
  • Barulho: tem horas que ele parece que vai decolar, mas, no geral, ele é bem silencioso. Update fevereiro 2010: depois que começa a fazer barulho, meu amigo, esqueça. Nunca mais fica silencioso. Parece que vai explodir.
  • Índice de desempenho: deu 3,5 ou 3,6, não lembro, no índice do Vista. Não é pouco, considerando que ele tem placa de vídeo onboard podreira e meu desktop (um quadcore com uma GT 8600) dá 4,7.
  • WoW: SIM, DÁ PRA JOGAR! Colocando tudo na configuração mínima dá pra andar em Dalaran tranquilamente. Não sei como seria em uma raid, imagino que travaria, mas não pretendo raidar com ele.
  • Internets: tudo normal. Apanhamos do micrão pra configurar o wireless, mas, depois de atualizar todos os drivers do notinho, tudo correu tranquilíssimo. Aliás, essa é uma dica importante: não fique só no Windows Update. Vá ao site dos fabricantes e atualize todos os drivers. Ou então vá em Painel de Controle - Sistema - Gerenciador de Hardware (acho que é isso) e atualize um por um os drivers. Não havíamos feito isso e a conexão caía o tempo todo. Update fevereiro 2010: ainda não sabemos se é só problema do roteador ou do notebook. A conexão fica instável mesmo em lugares com a internet supostamente "decente", então imagino que seja só problema do micro mesmo.
  • Leitor de digital: amamos, mas não sabemos pra que vamos usar. Em breve tentarei passar uma das gatas lá pra ver o que acontece.
Assistência técnica
Ainda não precisei, mas tenho que dizer: só metade deve prestar. Mandei por email duas perguntas básicas pra todas as assistências do Rio de Janeiro e só metade me respondeu no mesmo dia. E, por telefone, uma das assistências me deu uma resposta completamente equivocada. Eu acho isso ruim, mas, por via das dúvidas, anotei o telefone das que me responderam correta e rapidamente. Vai que eu preciso, né.
Update fevereiro 2010: já precisamos bastante da assistência e ela é horrível. Demoram, não dão informações corretas, não avisam quando o micro fica pronto (ou se não vai ficar pronto na hora em que disseram). "Desrecomendo" completamente a Fast Fix (sic) de Copacabana.

O que falta revisar - depois eu conto pra vocês.
Falta ainda eu usar o notinho fora de casa pra testar as condições "na natureza", e falta usar a bateria até acabar - por enquanto só usamos ligado na tomada. Como a bateria é só de 4 células, imagino que não dure mais que uma hora, hora e meia. Pra mim tá bom, atende às minhas necessidades. Mas volto a postar aqui quando fizer este teste.

Atenção dona Intelbras, eu queria que vocês...
1. Colocassem tracking pras entregas.
2. Melhorassem os manuais e colocassem eles pra download no site.
3. Lançassem notinhos com placas de vídeo offboard.
4. Disponibilizassem baterias com mais células.
5. Oferecessem a opção de notes coloridinhos. Isso é popular, o povo quer. Imagina que fofo seria um daqueles de 8,9 polegadas vermelhinho!
Update fevereiro 2010: 6) Oferecessem assistência técnica que FUNCIONE minimamente bem e não demore dois meses pra fazer qualquer serviço mínimo.

Update fevereiro/2010: Veredito: não compre
Para minhas necessidades (leia no meio do texto) ele foi bom, mas só no começo. Nos primeiros meses, foi uma maravilha, bonitinho, rápido e tal. Mas assim que passaram mais ou menos 6 meses... começou a dar problema e fazer barulhos estranhos. E aí começou a ladainha das assistências técnicas, todas péssimas. Em dezembro, o HD quebrou. Estava na garantia ainda, então lá fomos nós pra assistência. Quase dois meses pra resolver! E agora ele continua fazendo barulho. Agora foi um problema com o windows, que eles tinha cobrado pra reinstalar.
Ou seja, se você precisa de um micro que dure 6 meses, ok, compre. Se este não é seu caso, esqueça.

2 Responses to “Review: Notebook Intelbras i62”

  1. Anônimo says:

    Oi, Alê!
    Tb comprei um i62, mas to bastante insatisfeito. O meu esquenta muito, principalmente do lado esquerdo dp T.Pad. Por causa disso, e de fazer uns barulhos, o meu ja foi duas vezes pra assistencia.
    Quanto a bateria, no maximo 40 minutos. Dificil, isso...
    Vou deixar um toque aqui qdo a assistencia responder, ok?
    Abç

  2. Anônimo says:

    Eu comprei o meu i470 dia 7 de janeiro, ele tb esquenta demais do lado esquerdo, sai um vento quente, bateria uma negação, dura no máximo 50 min, pus nero nele, e descobri que drive esta cm defeito, não apaga cd e nem dvd rw, lento demais na leitura de dvd, a proteção de tela trava o computador, tenho q desligaR, enfim, uma série de problemas, assistência técnia aqui no RJ só acho para telefone, para notebook não. POsso com isso??? Alguém sabe me dizer onde se esconde a assistência técnica da intelbras aqui na cidade do rio de janeiro? Se arrependimento matasse eu estava morta, não teria comprado essa merda!

Powered By Blogger